Digite a palavra-chave
que procura no site
   
   
 
 
 
  Biologia Reprodutiva - PMA
Enviar por e-mail




As estratégias reprodutivas são uma etapa fundamental do ciclo de vida das angiospermas.

Através do estudo em biologia reprodutiva é possível saber quais animais realizam a polinização das flores, se as plantas têm capacidade de auto-fecundação e quais as relações entre o sucesso na reprodução sexual e o número de plantas adultas na floresta. Em outras palavras, o conhecimento em biologia reprodutiva é importânte para a compreensão dos processos responsáveis pela manutenção da diversidade e pelo funcionamento dos ecossistemas.

Parte destes estudos envolve espécies de árvores e, por isso, o Programa Mata Atlântica tem aliado técnicas clássicas, como a observação direta dos polinizadores, à utilização de equipamentos de escalada e andaimes para acessar a copa.

Mais de 40 espécies de plantas já foram estudadas no Parque Nacional de Itatiaia, desde 2003, com destaque para leguminosas e rubiáceas arbóreas e bromélias. Os animais polinizadores visitam as flores principalmente em busca de recursos alimentares, tais como néctar e pólen, e para muitas espécies estes recursos representam a principal ou a única fonte de alimento. Por isto, as flores constituem recursos fundamentais para a manutenção da fauna. Entre os visitantes florais masi comuns estão espécies de beija-flores, maritacas, morcegos e insetos, principalmente abelhas, borboletas e mariposas.




Enviar por e-mail

 

 

 

 

 

volta à página inicial
Azimutt Business Intelligence Model